Produção Textual - ENEM

Produção Textual - ENEM

terça-feira, 6 de março de 2012

Monteiro Lobato

Interpretação de texto
JECA TATU

1. O texto descreve Jeca Tatu em três papeis: o de mercador, o de lavrador e o de filósofo. Como se sai Jeca nesses papéis? Justifique.

2. Que comportamentos de Jeca comprovam a afirmação do narrador de que “Seu grande cuidado é espremer todas as conseqüências da lei do menor esforço”?

3. A personagem Jeca Tatu, de Lobato, confirma ou nega o tratamento romântico dado ao homem rural?

4. Trace um perfil do escritor Monteiro Lobato e sua obra.

Um comentário:

  1. Dupla: Anselmo Teixeira (03), Samuel (33).


    1- O Euclides da Cunha ele nasceu em o rio de janiero, ele também estudou na escola militar e fez um curso. Sempre mostrou grande interesse por ciências naturais e filosofia. Foi enviado pelo jornal ao sertão da Bahia para cobrir como correspondente a guerra de Canudos.
    Os sertões: Aborda o tema da guerra e do messianismo em canudos.

    Lima Barreto:Foi um escritor carioca que hoje é considerado um dos principais romantistas brasileiro. Mulato, pobre, orgulhoso de suas origens, era severo em suas críticas, alcoolatra.
    O triste fim de policarpo quaresma: Lima Barreto detém-se na análise das populaçõs suburbanas no Rio de Janeiro, contando a história de Policarpo Quaresma, que era um homem metódico e nacionalista fanático.


    Motero Lobato: Um Paulista de Taubaté, foi um dos escritores brasileiros de maior prestígio, em consequencia de sua atuação como intelectual polêmico e autor de histórias infantis.
    A literatura infantil(Sítio do Pica Pau Amarelo):Com o “Sítio”, Monteiro Lobato passa a fazer parte da formação de gerações e gerações de brasileiros, por meio de histórias cujo conteúdo educativo se mescla à irreverência, à liberdade de imaginação, ao incentivo ao questionamento e ao desenvolvimento de leitores críticos e independentes. E assim, varios personagens de sua obra ficaram conhecidos, como: Narizinho, Emília, Pedrinho, Tia Nastácia, Visconde, Saci, Cuca, e etc..

    2- A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. É importante em nosso país, porque representou a confluência das varias tendências de renovação que, empenhadas em combater a arte tradicional vinham ocorrendo na cultura brasileira antes de 1922l.


    3- As correntes europeiras expunham na literatura as reflexões dos artistas sobre a realidade social e política vivida. Por esse motivo a semana da arte moderna quis trazer a reflexão sobre a realidade brasileira no inicio do século XX.

    ResponderExcluir