Interpretação de texto
JECA TATU
1. O texto descreve Jeca Tatu em três papeis: o de mercador, o de lavrador e o de filósofo. Como se sai Jeca nesses papéis? Justifique.
2. Que comportamentos de Jeca comprovam a afirmação do narrador de que “Seu grande cuidado é espremer todas as conseqüências da lei do menor esforço”?
3. A personagem Jeca Tatu, de Lobato, confirma ou nega o tratamento romântico dado ao homem rural?
4. Trace um perfil do escritor Monteiro Lobato e sua obra.
Produção Textual - ENEM

terça-feira, 6 de março de 2012
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
SPAECE - turma/ Redes 1º ano 2012
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – BANCO DE ITENS- 3
Professora : Vennistela
Aluno(a)_____________________________________________
Texto
Salustiano era um bom garfo. Mas o jantar que lhe haviam oferecido nada teve de abundante.
- Quando voltará a jantar conosco? - perguntou-lhe a dona da casa.
- Agora mesmo, se quiser.
(Barão de Itararé, in Máximas e Mínimas do Barão de Itararé)
1) DESCRITOR- 21.A figura de linguagem presente no primeiro período do texto é:
a) hipérbole
b) eufemismo
c) prosopopéia
d) metonímia
e) antítese
2) DESCRITOR-8. Deduz-se do texto que Salustiano:
a) come pouco.
b) é uma pessoa educada.
c) não ficou satisfeito com o jantar.
d) é um grande amigo da dona da casa.
e) decidiu que não mais comeria naquela casa.
Texto II
A mulher foi passear na capital. Dias depois o marido dela recebeu um telegrama:
“Envie quinhentos cruzeiros. Preciso comprar uma capa de chuva. Aqui está chovendo sem parar”.
E ele respondeu:
“Regresse. Aqui chove mais barato”.
(Ziraldo, in As Anedotas do Pasquim)
3) DESCRITOR-22. A resposta do homem se deu por razões:
a) econômicas
b) sentimentais
c) lúdicas
d) de segurança
e) de machismo
4) DESCRITOR- 9. Com relação à tipologia textual, pode-se afirmar que:
a) se trata de uma dissertação.
b) se trata de uma descrição com alguns traços narrativos.
c) o autor preferiu o discurso direto.
d) o segundo período é exemplo de discurso indireto livre.
e) não se detecta a presença de personagens.
5) DESCRITOR- 17. Com relação aos elementos conectores do texto, não se pode dizer que:
a) dela tem como referente mulher.
b) o referente do pronome ele é marido.
c) a preposição de tem valor semântico de finalidade.
d) A oração “Aqui está chovendo sem parar” poderia ligar-se à anterior, sem alteração de sentido, pela conjunção conquanto.
e) O advérbio aqui, em seus dois empregos, não possui os mesmos referentes.
Texto “A maior alegria do brasileiro é hospedar alguém, mesmo um desconhecido que lhe peça pouso, numa noite de chuva.”
(Cassiano Ricardo, in O Homem Cordial)
6) DESCRITOR- 7. Segundo as idéias contidas no texto, o brasileiro:
a) põe a hospitalidade acima da prudência.
b) hospeda qualquer um, mas somente em noites chuvosas.
c) dá preferência a hospedar pessoas desconhecidas.
d) não tem outra alegria senão a de hospedar pessoas, conhecidas ou não.
e) não é prudente, por aceitar hóspedes no período da noite.
7)DESCRITOR- 3. A palavra mesmo pode ser trocada no texto, sem alteração de sentido, por:
a) certamente
b) até
c) talvez
d) como
e) não
8)DESCRITOR- 19. A expressão “A maior alegria do brasileiro” pode ser entendida como:
a) uma personificação
b) uma ironia
c) uma metáfora
d) uma hipérbole
e) uma catacrese
9)DESCRITOR-14. O trecho que poderia dar seqüência lógica e coesa ao texto é:
a) Não obstante isso, ele é uma pessoa gentil.
b) Dessa forma, qualquer um que o procurar será atendido.
c) A solidariedade, pois, ainda precisa ser conquistada.
d) E o brasileiro ganhou fama de intolerante.
e) Por conseguinte, se chover, ele dará hospedagem aos desconhecidos.
TEXTO
Os animais que eu treino não sao obrigados a fazer o que vai contra a natureza deles.
(Gilberto Miranda, na Folha de São Paulo, 23/2/96)
10)D. 7 O sentimento que melhor define a posição do autor perante os animais é:
a) fé
b) respeito
c) solidariedade
d) amor
e) tolerância
11) D. 2- O autor do texto é:
a) um treinador atento
b) um adestrador frio
c) um treinador qualificado
d) um adestrador consciente
e) um adestrador filantropo
12) D. 7- Segundo o texto, os animais:
a) são obrigados a todo tipo de treinamento.
b) fazem o que não lhes permite a natureza.
c) não fazem o que lhes permite a natureza.
d) não são objeto de qualquer preocupação para o autor.
e) são treinados dentro de determinados limites.
TEXTO
Quando vim da minha terra, não vim, perdi-me no espaço, na ilusão de ter saído.
Ai de mim, nunca saí.
(Carlos D. de Andrade, no poema A Ilusão do Migrante)
13) D. 2- O sentimento predominante no texto é:
a) orgulho
b) saudade
c) fé
d) esperança
e) ansiedade
14) D. 2- Infere-se do texto que o autor:
a) não saiu de sua terra.
b) não queria sair de sua terra, mas foi obrigado.
c) logo esqueceu sua terra.
d) saiu de sua terra apenas fisicamente.
e) pretende voltar logo para sua terra.
15) D. 3- Por “perdi-me no espaço” pode-se entender que o autor:
a) ficou perdido na nova terra.
b) ficou confuso.
c) não gostou da nova terra.
d) perdeu, momentaneamente, o sentimento por sua terra natal.
e) aborreceu-se com a nova situação.
16) D. 8- Pelo último período do texto, deduz-se que:
a) ele continuou ligado à sua terra.
b) ele vai voltar à sua terra.
c) ele gostaria de deixar sua cidade, mas nunca conseguiu.
d) ele se alegra por não ter saído.
e) ele nunca saiu da terra onde vive atualmente.
17) D. 19- A expressão “ai de mim” só não sugere, no poema:
a) amargura
b) decepção
c) tristeza
d) vergonha
e) nostalgia
Professora : Vennistela
Aluno(a)_____________________________________________
Texto
Salustiano era um bom garfo. Mas o jantar que lhe haviam oferecido nada teve de abundante.
- Quando voltará a jantar conosco? - perguntou-lhe a dona da casa.
- Agora mesmo, se quiser.
(Barão de Itararé, in Máximas e Mínimas do Barão de Itararé)
1) DESCRITOR- 21.A figura de linguagem presente no primeiro período do texto é:
a) hipérbole
b) eufemismo
c) prosopopéia
d) metonímia
e) antítese
2) DESCRITOR-8. Deduz-se do texto que Salustiano:
a) come pouco.
b) é uma pessoa educada.
c) não ficou satisfeito com o jantar.
d) é um grande amigo da dona da casa.
e) decidiu que não mais comeria naquela casa.
Texto II
A mulher foi passear na capital. Dias depois o marido dela recebeu um telegrama:
“Envie quinhentos cruzeiros. Preciso comprar uma capa de chuva. Aqui está chovendo sem parar”.
E ele respondeu:
“Regresse. Aqui chove mais barato”.
(Ziraldo, in As Anedotas do Pasquim)
3) DESCRITOR-22. A resposta do homem se deu por razões:
a) econômicas
b) sentimentais
c) lúdicas
d) de segurança
e) de machismo
4) DESCRITOR- 9. Com relação à tipologia textual, pode-se afirmar que:
a) se trata de uma dissertação.
b) se trata de uma descrição com alguns traços narrativos.
c) o autor preferiu o discurso direto.
d) o segundo período é exemplo de discurso indireto livre.
e) não se detecta a presença de personagens.
5) DESCRITOR- 17. Com relação aos elementos conectores do texto, não se pode dizer que:
a) dela tem como referente mulher.
b) o referente do pronome ele é marido.
c) a preposição de tem valor semântico de finalidade.
d) A oração “Aqui está chovendo sem parar” poderia ligar-se à anterior, sem alteração de sentido, pela conjunção conquanto.
e) O advérbio aqui, em seus dois empregos, não possui os mesmos referentes.
Texto “A maior alegria do brasileiro é hospedar alguém, mesmo um desconhecido que lhe peça pouso, numa noite de chuva.”
(Cassiano Ricardo, in O Homem Cordial)
6) DESCRITOR- 7. Segundo as idéias contidas no texto, o brasileiro:
a) põe a hospitalidade acima da prudência.
b) hospeda qualquer um, mas somente em noites chuvosas.
c) dá preferência a hospedar pessoas desconhecidas.
d) não tem outra alegria senão a de hospedar pessoas, conhecidas ou não.
e) não é prudente, por aceitar hóspedes no período da noite.
7)DESCRITOR- 3. A palavra mesmo pode ser trocada no texto, sem alteração de sentido, por:
a) certamente
b) até
c) talvez
d) como
e) não
8)DESCRITOR- 19. A expressão “A maior alegria do brasileiro” pode ser entendida como:
a) uma personificação
b) uma ironia
c) uma metáfora
d) uma hipérbole
e) uma catacrese
9)DESCRITOR-14. O trecho que poderia dar seqüência lógica e coesa ao texto é:
a) Não obstante isso, ele é uma pessoa gentil.
b) Dessa forma, qualquer um que o procurar será atendido.
c) A solidariedade, pois, ainda precisa ser conquistada.
d) E o brasileiro ganhou fama de intolerante.
e) Por conseguinte, se chover, ele dará hospedagem aos desconhecidos.
TEXTO
Os animais que eu treino não sao obrigados a fazer o que vai contra a natureza deles.
(Gilberto Miranda, na Folha de São Paulo, 23/2/96)
10)D. 7 O sentimento que melhor define a posição do autor perante os animais é:
a) fé
b) respeito
c) solidariedade
d) amor
e) tolerância
11) D. 2- O autor do texto é:
a) um treinador atento
b) um adestrador frio
c) um treinador qualificado
d) um adestrador consciente
e) um adestrador filantropo
12) D. 7- Segundo o texto, os animais:
a) são obrigados a todo tipo de treinamento.
b) fazem o que não lhes permite a natureza.
c) não fazem o que lhes permite a natureza.
d) não são objeto de qualquer preocupação para o autor.
e) são treinados dentro de determinados limites.
TEXTO
Quando vim da minha terra, não vim, perdi-me no espaço, na ilusão de ter saído.
Ai de mim, nunca saí.
(Carlos D. de Andrade, no poema A Ilusão do Migrante)
13) D. 2- O sentimento predominante no texto é:
a) orgulho
b) saudade
c) fé
d) esperança
e) ansiedade
14) D. 2- Infere-se do texto que o autor:
a) não saiu de sua terra.
b) não queria sair de sua terra, mas foi obrigado.
c) logo esqueceu sua terra.
d) saiu de sua terra apenas fisicamente.
e) pretende voltar logo para sua terra.
15) D. 3- Por “perdi-me no espaço” pode-se entender que o autor:
a) ficou perdido na nova terra.
b) ficou confuso.
c) não gostou da nova terra.
d) perdeu, momentaneamente, o sentimento por sua terra natal.
e) aborreceu-se com a nova situação.
16) D. 8- Pelo último período do texto, deduz-se que:
a) ele continuou ligado à sua terra.
b) ele vai voltar à sua terra.
c) ele gostaria de deixar sua cidade, mas nunca conseguiu.
d) ele se alegra por não ter saído.
e) ele nunca saiu da terra onde vive atualmente.
17) D. 19- A expressão “ai de mim” só não sugere, no poema:
a) amargura
b) decepção
c) tristeza
d) vergonha
e) nostalgia
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Parnasianismo
1. O que representou o Parnasianismo brasileiro na poesia.
2. Qual a origem da palavra Parnasianismo?
3. Quais escritores responsáveis pela implantação do Parnasianismo no Brasil?
4. Em relação ao poema Vila Rica de Olavo Bilac faça a interpretação do mesmo.
5. Caracterize as obras de Olavo Bilac:
Via láctea.
Sarças de fogo
O caçador de esmeraldas
6. Defina o “tríade parnasiana”.
2. Qual a origem da palavra Parnasianismo?
3. Quais escritores responsáveis pela implantação do Parnasianismo no Brasil?
4. Em relação ao poema Vila Rica de Olavo Bilac faça a interpretação do mesmo.
5. Caracterize as obras de Olavo Bilac:
Via láctea.
Sarças de fogo
O caçador de esmeraldas
6. Defina o “tríade parnasiana”.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Realismo - Revisando o conteúdo
1. Escreva 1 para Romantismo e 2 para Realismo
( ) Objetividade
( ) Descrições e adjetivação idealizantes, voltadas a elevar o objeto descrito
( ) Linguagem culta e direta.
( ) Mulher idealizada, anjo de pureza e perfeição.
( ) Amor e outros sentimentos subordinados aos interesses sociais
( ) Casamento com instituição falida
( ) Herói íntegro, de caráter irrepreensível
( ) Narrativa lenta acompanhando o tempo psicológico
( ) personagens trabalhadas psicologicamente.
( ) Individualismo, culto do eu.
( ) Subjetivismo
( ) Descrições voltadas para captar o real com ele é
( ) Linguagem culta, em estilo poético.
( ) Mulher não idealizada, mostrada com defeitos e qualidades
( ) Amor sublime e puro, acima de qualquer interesse.
( ) Casamento como objetivo maior de relacionamento amoroso.
( ) Herói problemático
( ) Narrativa de ação e de aventura.
( ) Personagens planas, de pensamentos e ações previsíveis.
( ) Individualismo, culto do eu.
( ) Universalismo
2. CAPÍTULO 29. O que representou o realismo em Portugal?
____________________________________________________________________________________
3. Classifique a produção literária na poesia dentro do realismo.
4.Caracterize a poesia de Antero de Quental.
5.Com base na leitura da pg 263 faça um resumo destacando as principalmente obras explicando-as.
LEITURA DA CAPÍTULO 32
6. Qual o marco inicial do Realismo no Brasil?
7. Destaque as tendências do Realismo brasileiro.
8.Defina o romance de tese.
9. Complete:
a. Machado de Assis nasceu no ___________________ . Mestiço, de origem ______________. Foi tipógrafo e ___________em editora. Trabalhou como jornalista, ____________________, ___________________________.___________________, poeta, cronista, _______________ e ___________________________.
b. São obras de Machado de Assis: ________________________________________________, ________________________________________, ____________________________________, _________________________________
c.Marco inicial da segunda etapa da produção de Machado de Assis __________________________________________________________________________
10. São personagens da obra Dom Casmurro:
( ) Objetividade
( ) Descrições e adjetivação idealizantes, voltadas a elevar o objeto descrito
( ) Linguagem culta e direta.
( ) Mulher idealizada, anjo de pureza e perfeição.
( ) Amor e outros sentimentos subordinados aos interesses sociais
( ) Casamento com instituição falida
( ) Herói íntegro, de caráter irrepreensível
( ) Narrativa lenta acompanhando o tempo psicológico
( ) personagens trabalhadas psicologicamente.
( ) Individualismo, culto do eu.
( ) Subjetivismo
( ) Descrições voltadas para captar o real com ele é
( ) Linguagem culta, em estilo poético.
( ) Mulher não idealizada, mostrada com defeitos e qualidades
( ) Amor sublime e puro, acima de qualquer interesse.
( ) Casamento como objetivo maior de relacionamento amoroso.
( ) Herói problemático
( ) Narrativa de ação e de aventura.
( ) Personagens planas, de pensamentos e ações previsíveis.
( ) Individualismo, culto do eu.
( ) Universalismo
2. CAPÍTULO 29. O que representou o realismo em Portugal?
____________________________________________________________________________________
3. Classifique a produção literária na poesia dentro do realismo.
4.Caracterize a poesia de Antero de Quental.
5.Com base na leitura da pg 263 faça um resumo destacando as principalmente obras explicando-as.
LEITURA DA CAPÍTULO 32
6. Qual o marco inicial do Realismo no Brasil?
7. Destaque as tendências do Realismo brasileiro.
8.Defina o romance de tese.
9. Complete:
a. Machado de Assis nasceu no ___________________ . Mestiço, de origem ______________. Foi tipógrafo e ___________em editora. Trabalhou como jornalista, ____________________, ___________________________.___________________, poeta, cronista, _______________ e ___________________________.
b. São obras de Machado de Assis: ________________________________________________, ________________________________________, ____________________________________, _________________________________
c.Marco inicial da segunda etapa da produção de Machado de Assis __________________________________________________________________________
10. São personagens da obra Dom Casmurro:
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Olhos de ressaca- pg 284 à 285
Faça uma leitura e responda através do livro didático a atividade referente ao texto Olhos de Ressaca. Não esqueça de postar suas respostas ok.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
REALISMO O BRASIL
Faça um resumo sobre o Realismo destacando suas características e seus escritores.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Interpretação de texto
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
(Fonte: Português linguagens - William e Thereza 2º ano)
Pesquisa nas pg: 180 e 181
1. Um dos traços que mercam a linguagem romântica em geral, inclusive a prosa, é o sentimentalismo exagerado. Destaque do texto (pg 180) um fragmento em que tal traço se evidencie.
Pesquisar nas pg: 204 e205 do livro didático
2. O texto I, extraído das primeiras páginas do Iracema de José de Alencar, descreve Iracema, a protagonista. A caracterização da personagem é feita por meio de comparações. Observe os quatros primeiros parágrafos.
a. A que elementos Iracema é comparada?
b. Nessa comparação, quem se destaca mais: a índia ou esses elementos? Exemplifique.
c.Que característica romântica se observa nesse procedimento?
3. No texto II, o eu lírico, estando distante da mulher amada, manifesta o desejo de escrever uma carta a ela.
a. O que o impossibilita de fazê-lo?
b. O eu lírico não pôde escrever a carta; no entanto, seus sentimentos deram a um poema.Na sua opinião, o poema consegue dizer aquilo que o eu lírico deseja dizer na carta?
4. O eu lírico do texto II, prevendo que talvez a carta não chegasse à mulher amada, pensa numa forma de ela ser transmitida.
a. Que meios para a transmissão de sua mensagem o eu lírico imagina?
(Fonte: Português linguagens - William e Thereza 2º ano)
Pesquisa nas pg: 180 e 181
1. Um dos traços que mercam a linguagem romântica em geral, inclusive a prosa, é o sentimentalismo exagerado. Destaque do texto (pg 180) um fragmento em que tal traço se evidencie.
Pesquisar nas pg: 204 e205 do livro didático
2. O texto I, extraído das primeiras páginas do Iracema de José de Alencar, descreve Iracema, a protagonista. A caracterização da personagem é feita por meio de comparações. Observe os quatros primeiros parágrafos.
a. A que elementos Iracema é comparada?
b. Nessa comparação, quem se destaca mais: a índia ou esses elementos? Exemplifique.
c.Que característica romântica se observa nesse procedimento?
3. No texto II, o eu lírico, estando distante da mulher amada, manifesta o desejo de escrever uma carta a ela.
a. O que o impossibilita de fazê-lo?
b. O eu lírico não pôde escrever a carta; no entanto, seus sentimentos deram a um poema.Na sua opinião, o poema consegue dizer aquilo que o eu lírico deseja dizer na carta?
4. O eu lírico do texto II, prevendo que talvez a carta não chegasse à mulher amada, pensa numa forma de ela ser transmitida.
a. Que meios para a transmissão de sua mensagem o eu lírico imagina?
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