Produção Textual - ENEM

Produção Textual - ENEM

quarta-feira, 15 de junho de 2011

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1. Leia a tirinha. (Descritor. 5)
Pg.101

Na fala de Calvin no 1° quadrinho e na fala do tigre no ultimo quadrinho, é empregada uma expressão no lugar de um pronome pessoal.
a. Que expressão é essa?________________________________________________________
b. No ultimo quadrinho, que pronome pessoal poderia substituir, na variedade padrão formal, essa expressão?_______________________________________________________________
c. Reescreva as falas de ambas as personagens nesses quadrinhos, substituindo a expressão pelo pronome pessoal adequado, de acordo coma variedade padrão.
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2. Leia a tirinha abaixo: (Descritor. 3)
pg.93

No primeiro quadrinho temos a presença de pronomes:
a. Relativo,
b. Indefinido
c. Demonstrativo
d. Pessoal reto
e. Possessivo

03. Leia este diálogo entre pai e filho adolescente. (Descritor.18)
_Hoje em dia, por causa dessa praga de internet, os jovens não se conhecem mais, nem mesmo se compreendem! É lamentável! – diz o pai.
_Ah... Paizão, não é assim não... Eu por exemplo, me conheço muito bem e me compreendo perfeitamente. – conclui o filho.
Em relação aos pronomes SE e ME presentes nessas falas, identifique a afirmação correta.

a. O pai pretendeu dar ao pronome SE o sentido de reflexividade, significando “a si mesmo”
b. O filho interpreta o pronome SE com sentido de reciprocidade, equivalendo, portanto, à expressão “um ao outro”.
c. Tanto na fala do pai, quanto na do filho, o pronome SE tem valor reflexivo, significando “ a si mesmos”.
d. O pai emprega a forma SE com sentido de reciprocidade; o filho atribui a esse pronome o sentido de reflexividade.
Reciprocidade- Recíproco, tornar recíproco; dar e receber em troca.
Reflexividade- Que se volta sobre si mesmo; reflexivo
e. O pronome SE, tem na fala do pai, o mesmo valor semântico (sentido) que o pronome ME tem na fala do filho.


04. Em : “ Não conheço o escritório ONDE ele trabalha”, o pronome em destaque é. (Descritor.15)
a. relativo b. demonstrativo c. indefinido d. pessoal e. possessivo.

05. Em : (Descritor. 15)
Quantos momentos bonitos
Que o dia a dia nos traz
Quanta alegria e razão para viver
Eu, você, só nós dois, pra que mais?”
Mauricio Duboc e Carlos Coelho

Os pronomes em destaque são respectivamente:
a. Indefinido, relativo, indefinido
b. Relativos, interrogativo, interrogativo
c. Indefinido, interrogativo, relativo
d. Interrogativo, relativo, indefinido
e. Indefinido, interrogativo, interrogativo

06. (U.F.VIÇOSA –MG) – Na frase: “Direitos humanos serão dados a quem cumpre seu dever”. , o termo em destaque é. (Descritor.15)
a. preposição
b. adjetivo
c. conjunção
d. pronome indefinido
e. pronome relativo



7. (Vunesp-SP)

Leia atentamente os versos seguintes.
[...] Eu deixo a vida como deixo o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
_Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro; [...]
Álvares de Azevedo. Lembranças de morrer.

Esses versos de Álvares de Azevedo significam a: (Descritor. 6)

a. revolta diante da morte.
b. aceitação da vida como um longo pesadelo.
c. aceitação da morte como solução.
d. tristeza pelas condições de vida.
e. alegria pela vida longa que teve.

8. (PUC-RS)
Era a virgem do mar! Na escuridão fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!

A estrofe demonstra que mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura. (Descritor. 1)

a. sensual
b. inacessível
c. próxima
d. natural
e. concreta.


9. (ITA-SP) No texto, a estrofe inicial do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu.

Oh! Que saudade que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
Á sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais! [...]
Casimiro de Abreu. As primaveras.


Sobre o poema, não se pode afirmar que. (Descritor. 4 )
a. se trata de um dos poemas mais populares da Literatura Brasileira no Ultrarromantismo.
b. o poeta se vale do texto para manifestar a sua saudade da infância.
c. a linguagem não é erudita , pois se aproxima da simplicidade da fala popular, o que é uma marca da poesia romântica.
d. a memória da infância do poeta está intimamente ligada à natureza brasileira.
e. o poeta é racional e contido ao mostrar a sua emoção no poema.

10. Todas as alternativas apresentam características românticas do texto: EXCETO: (Descritor.4)
a. o eu lírico foge da realidade presente para um passado idealizado.
b. o eu poético expressa suas emoções.
c. o autor dissocia (separa) os aspectos formais dos emocionais.
d. a voz poética revela-se saudosista.
e. o autor apresenta elementos da natureza brasileira


11. Marque a alternativa cujos pronomes preenchem convenientemente as lacunas:
- Não cumprimentei o diretor porque não________ vi passar.
- Este livro é para _____ler
- João, depois quero falar _________.
-Os entendimentos entre ______ e ela foram difíceis.
- Estas questões são para _____resolver.

a. O , mim, com você, eu , eu
b. O, eu, consigo, mim eu.
c. O , mim, consigo, mim , mim
d. O , eu, com você, mim , eu
e. O, eu, com você, eu, mim

12. Os pronomes, por sua função de substituir nomes ou expressões, constituem uma classe de palavras fundamental para o estabelecimento das relações de coesão textual e de sentido de um texto. Isso significa que, para compreender um texto, é necessário, entre outras coisas, identificar adequadamente as relações de referências estabelecidas pelo pronome.
Considerando tal fato, leia o trecho a seguir e responda aos itens propostos. (Descritor.17)


É [a imprensa] a via de acesso à divulgação da maioria das inovações [lingüísticas], notadamente a imprensa escrita, jornais e revistas. Isso porque a informação jornalística está ligada à cultura de massa, de intenção comunitária e generalizante. Nela a linguagem rebuscada foi substituída pela simplificação, a serviço de uma maior comunicabilidade.
Nelly Carvalho

a. Do ponto de vista estritamente gramatical, o pronome (n)ela pode se referir a três expressões citadas antes dele. (Identifique-as, entre as destacadas.)
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b. Considerando o sentido geral do trecho, a qual das três expressões referidas no item (a), o pronome (n)ela realmente se refere? Justifique.
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13. Nos enunciados a seguir, o emprego inadequado de pronomes pessoais gera duplo sentido. Transcreva o pronome responsável pela ambigüidade e explique-a resumidamente. (Descritor.19)
a. Márcia ligou imediatamente para a irmã quando soube que ela havia passado no concurso.
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b.Os lutadores se machucaram com as espadas.
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14. Leia esta história humorística. (Descritor. 16)
Adolfo e Berenice foram amantes quase a vida inteira. Fazia mais de trinta anos que estavam amigados. Então os dois de noite assistindo televisão quando em uma cena de novela aparece uma cerimônia de casamento: noiva, padrinhos, marcha nupcial, etc. Emocionada, ela olha para Adolfo e diz:
_Olha, meu amor! Que coisa linda que é o casamento... Puxa vida, bem que a gente podia se casar, né?
_Xiii... Nestas alturas da vida, quem é que vai querer a gente?
Rodolfo Ilari

Identifique na fala de Berenice, o elemento gramatical que possibilita a criação do humor do diálogo. Justifique sua resposta.
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15. Produção textual.
Com base no texto faça uma produção textual em 15 linha Não se esqueça de fazer os parágrafos (mínimo 3) .


Rosa de Hiroshima


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas...

Vinícius De Morais
Título: A paz que precisamos está dentro de nós.

domingo, 15 de maio de 2011

Texto Para Reflexão

Existem pessoas Estrelas e pessoas Cometas.

Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.

As Estrelas permanecem. Assim como o Sol. Passam anos, milhões de anos, e as Estrelas permanecem.


Há muita gente Cometa. Gente que passa pela nossa vida apenas por instantes.

Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.

Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.

Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz, calor, ser vida.

Amigo é Estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. O coração não quer enamorar-se de Cometas, aqueles que apenas atraem olhares passageiros.

Ser cometa é ser companheiro por instantes, explorar os sentimentos humanos, ser aproveitador das pessoas e das situações.

Solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica, todos passam.
Há necessidade de se criar um mundo de Estrelas.

Para podermos contar com elas, senti-las como luz e calor.

Assim são os amigos, Estrelas na vida da gente. São aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo.

Ser Estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas Cometas, é um desafio.

Mas acima de tudo, uma recompensa. Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente existimos.
E você é estrela ou cometa?

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Ultra-Romantismo

A Segunda Geração da Poesia Romântica

"No Brasil, ultra-românticos foram os poetas-estudantes, quase todos falecidos na segunda adolescência, membros de rodas boêmias, dilacerados entre um erotismo lânguido e o sarcasmo obsceno. Os que dobraram a casa dos vinte e cinco acumularam os fracassos profissionais e os rasgos de instabilidade, confirmando a índole desajustada desses 'poetas da dúvida', a que faltam por completo a afirmatividade dos românticos indianistas e a combatividade dos condoreiros."
(José Guilherme Merquior)


No plano literário, essa geração caracterizava-se pelo espírito do mal-do-século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como bebida e o vicio.

Características:
Subjetivismo, egocentrismo, sentimentalismo, sondagem interior (psicológico)

Representantes:

Álvares de Azevedo, principal representante na poesia, morreu antes de completar 21 anos. Principal obra: Lira dos vinte anos
Temática: medo de amar

Casimiro de Abreu, um dos mais populares poetas brasileiros.
Obra: AS PRIMAVERA, escreveu a maior parte de seus poemas em Portugal.
Temática: infância, pátria, a saudade, solidão, a natureza e o amor.

Fagundes Varela
Parte de sua obra poética mostra atitudes comuns ao grupo ultra-romântico, como pessimismo, a solidão e a morte.
Obras: Inspiração do claustro e Contradição poética.

Atividade
1.Com base no cap.10 pg.76.

O Ultra-romantismo foi uma forma diferente dos jovens resolverem seus problemas e expressarem suas opiniões. Atualmente como a juventude tem mostrado suas diferentes formas de expressão?

2. Caracterize a obra de Álvares de Azevedo.

3. Quais os principais representantes da 2ª fase do romantismo no Brasil e sua principal obra?

4. Com base na poesia “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu (pg.82), faça uma poesia tendo como temática a sua infância.

domingo, 17 de abril de 2011

Turma : Turismo

Trabalhando o Romantismo cap.5, para as questões 1,2 e 3
ATENÇÃO: RESPONDE EM UMA FOLHA PARA ENTREGAR.
SOMENTE UMA PESSOA DA DUPLA ENTREGARÁ.
1. O Romantismo surgiu em Portugal após a revolução de 1820 que levou os liberais portugueses ao poder. Quem foram os principais participantes dessa revolução?

E o que defendiam?

2. O que favoreceu o surgimento de obras inovadoras no romantismo Português?
Cite autores importantes desse período e a obra inicial.

3. Sobre Almeida Garrett, cite:
a) as principais características de sua obra.
b) suas principais obras na poesia, no teatro e na prosa.

4. Em relação à Canção do Exílio faça um relatório, apresentando sua importância, etc, com base nas pg. 13 e 14 ( Texto em 12 a 15 linhas).

5. Cite as características do Romantismo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Relatório de literatura

COM BASE NOS ESTUDOS REALIZADOS SOBRE O ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL, FAÇA UM RELATÓRIO (mínimo 15 linhas)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Poema - Turma 2° ano

Este inferno de amar

Este inferno de amar – como eu amo!
Quem mo pôs aqui n’alma… quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é vida – e que a vida destrói.
Como é que se veio atear,
Quando – ai se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez… foi um sonho.
Em que a paz tão serena a dormi!
Oh! Que doce era aquele olhar…
Quem me veio, ai de mim! Despertar?

Só me lembra que um dia formoso
Eu passei… Dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? Eu que fiz? Não o sei;
Mas nessa hora a viver comecei…
Garrett

ATIVIDADE

Atividade - Turmas (2° ano)
Texto: Este inferno de amar

1.Explique em que consiste “ O inferno de amar” de que nos fala o texto, baseando-se no sentido destes versos:
“Esta chama que alenta e consome/ Que é vida – e que a vida destrói.”

2.Como era a vida do eu lírico na segunda estrofe e depois como era na terceira estrofe? Justifique.

3. O poema “ Este inferno de amar” transmite de forma espontânea que estado emocional do eu lírico? Explique.