Com base no texto das páginas: 160 e 161 respondam:
1. De que modo Taunay resolve o problema da linguagem regional em Inocência?
2. De acordo com a visão de Pereira expressa no texto responda:
a) O que representam as moças em uma família?
b) Que significado tem para um pai o casamento de sua filha?
3. Em certo momento do texto, o narrador interfere na narração para expressar seu ponto de vista a respeito das idéias de Pereira.
a) Identifique o parágrafo em que isso ocorre.
b) Qual é o julgamento do narrador a respeito da opinião expressa por Pereira? Que conseqüências ele menciona como decorrentes dela?
4. Com base no penúltimo parágrafo responda:
a) Existem diferenças entres as idéias de Cirino e as de Pereira? Comente.
b) Identifique no texto uma frase por meio da qual se percebe que Cirino, apesar de discordar, aceita as regras daquela sociedade.
5. A liberdade de escolha é algo importante na vida de todos nós. Observando o texto lido, podemos concluir que Inocência não tem esse direito com relação ao amor. Em 10 linhas responda: É concebível ainda hoje a falta de escolha para o casamento? Por quê? Até onde os pais podem ser úteis nesta escolha?
Produção Textual - ENEM

terça-feira, 20 de setembro de 2011
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Atividade- ProduçãoTextual
Texto Narrativo
Os períodos abaixo pertencem a Mário Quintana e estão desordenados. Coloque-os em ordem reescrevendo-o para que tenhamos o texto narrativo na integra.
•Cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho.
•Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou
•Não, não e não! Volta para o seio da tua família. E viva eu cá na terra sempre triste!..."
•Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então, ficaram inseparáveis.
•Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho!
•Dito isso, verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho n’água.
•Como era tocante vê-los no "17"! O homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo o jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando do peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por um canudinho especial...
•E a água fez redemoinho, que foi depois serenando, serenando... Até que o peixinho morreu afogado...
•Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado.
•"Não, não me assiste o direito de te guardar comigo.
•Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelo café.
•Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira?
•E eis que os olhos do primeiro se encheram de lágrimas. E disse o homem ao peixinho:
Texto dissertativo
Você vai colocar em ordem um texto dissertativo.As frases estão desordenadas.Reescreva-o em ordem. Divida-o em três parágrafos; introdução, desenvolvimento e conclusão.
•Por essa razão, devemos valorizar a fauna e a flora.
•A natureza faz parte da vida e dela precisamos.
•O homem tem pouco dado conta da destruição.
•O meio-ambiente, por esse descaso, tem sofrido degradação
•Que ele tem causado ao mundo onde vive.
•Essa destruição traz a extinção dos animais como consequência.
•Percebe-se, portanto, que o homem deve se conscientizar da realidade do mesmo.
•E com isso lutar em favor da vida antes que seja tarde.
Os períodos abaixo pertencem a Mário Quintana e estão desordenados. Coloque-os em ordem reescrevendo-o para que tenhamos o texto narrativo na integra.
•Cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho.
•Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou
•Não, não e não! Volta para o seio da tua família. E viva eu cá na terra sempre triste!..."
•Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então, ficaram inseparáveis.
•Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho!
•Dito isso, verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho n’água.
•Como era tocante vê-los no "17"! O homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo o jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando do peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por um canudinho especial...
•E a água fez redemoinho, que foi depois serenando, serenando... Até que o peixinho morreu afogado...
•Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado.
•"Não, não me assiste o direito de te guardar comigo.
•Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelo café.
•Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira?
•E eis que os olhos do primeiro se encheram de lágrimas. E disse o homem ao peixinho:
Texto dissertativo
Você vai colocar em ordem um texto dissertativo.As frases estão desordenadas.Reescreva-o em ordem. Divida-o em três parágrafos; introdução, desenvolvimento e conclusão.
•Por essa razão, devemos valorizar a fauna e a flora.
•A natureza faz parte da vida e dela precisamos.
•O homem tem pouco dado conta da destruição.
•O meio-ambiente, por esse descaso, tem sofrido degradação
•Que ele tem causado ao mundo onde vive.
•Essa destruição traz a extinção dos animais como consequência.
•Percebe-se, portanto, que o homem deve se conscientizar da realidade do mesmo.
•E com isso lutar em favor da vida antes que seja tarde.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Feedback
1. Leia a tirinha. (Descritor. 5)
Pg.101
Na fala de Calvin no 1° quadrinho e na fala do tigre no ultimo quadrinho, é empregada uma expressão no lugar de um pronome pessoal.
a. Que expressão é essa?________________________________________________________
b. No ultimo quadrinho, que pronome pessoal poderia substituir, na variedade padrão formal, essa expressão?_______________________________________________________________
c. Reescreva as falas de ambas as personagens nesses quadrinhos, substituindo a expressão pelo pronome pessoal adequado, de acordo coma variedade padrão.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Leia a tirinha abaixo: (Descritor. 3)
pg.93
No primeiro quadrinho temos a presença de pronomes:
a. Relativo,
b. Indefinido
c. Demonstrativo
d. Pessoal reto
e. Possessivo
03. Leia este diálogo entre pai e filho adolescente. (Descritor.18)
_Hoje em dia, por causa dessa praga de internet, os jovens não se conhecem mais, nem mesmo se compreendem! É lamentável! – diz o pai.
_Ah... Paizão, não é assim não... Eu por exemplo, me conheço muito bem e me compreendo perfeitamente. – conclui o filho.
Em relação aos pronomes SE e ME presentes nessas falas, identifique a afirmação correta.
a. O pai pretendeu dar ao pronome SE o sentido de reflexividade, significando “a si mesmo”
b. O filho interpreta o pronome SE com sentido de reciprocidade, equivalendo, portanto, à expressão “um ao outro”.
c. Tanto na fala do pai, quanto na do filho, o pronome SE tem valor reflexivo, significando “ a si mesmos”.
d. O pai emprega a forma SE com sentido de reciprocidade; o filho atribui a esse pronome o sentido de reflexividade.
Reciprocidade- Recíproco, tornar recíproco; dar e receber em troca.
Reflexividade- Que se volta sobre si mesmo; reflexivo
e. O pronome SE, tem na fala do pai, o mesmo valor semântico (sentido) que o pronome ME tem na fala do filho.
04. Em : “ Não conheço o escritório ONDE ele trabalha”, o pronome em destaque é. (Descritor.15)
a. relativo b. demonstrativo c. indefinido d. pessoal e. possessivo.
05. Em : (Descritor. 15)
Quantos momentos bonitos
Que o dia a dia nos traz
Quanta alegria e razão para viver
Eu, você, só nós dois, pra que mais?”
Mauricio Duboc e Carlos Coelho
Os pronomes em destaque são respectivamente:
a. Indefinido, relativo, indefinido
b. Relativos, interrogativo, interrogativo
c. Indefinido, interrogativo, relativo
d. Interrogativo, relativo, indefinido
e. Indefinido, interrogativo, interrogativo
06. (U.F.VIÇOSA –MG) – Na frase: “Direitos humanos serão dados a quem cumpre seu dever”. , o termo em destaque é. (Descritor.15)
a. preposição
b. adjetivo
c. conjunção
d. pronome indefinido
e. pronome relativo
7. (Vunesp-SP)
Leia atentamente os versos seguintes.
[...] Eu deixo a vida como deixo o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
_Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro; [...]
Álvares de Azevedo. Lembranças de morrer.
Esses versos de Álvares de Azevedo significam a: (Descritor. 6)
a. revolta diante da morte.
b. aceitação da vida como um longo pesadelo.
c. aceitação da morte como solução.
d. tristeza pelas condições de vida.
e. alegria pela vida longa que teve.
8. (PUC-RS)
Era a virgem do mar! Na escuridão fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!
A estrofe demonstra que mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura. (Descritor. 1)
a. sensual
b. inacessível
c. próxima
d. natural
e. concreta.
9. (ITA-SP) No texto, a estrofe inicial do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu.
Oh! Que saudade que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
Á sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais! [...]
Casimiro de Abreu. As primaveras.
Sobre o poema, não se pode afirmar que. (Descritor. 4 )
a. se trata de um dos poemas mais populares da Literatura Brasileira no Ultrarromantismo.
b. o poeta se vale do texto para manifestar a sua saudade da infância.
c. a linguagem não é erudita , pois se aproxima da simplicidade da fala popular, o que é uma marca da poesia romântica.
d. a memória da infância do poeta está intimamente ligada à natureza brasileira.
e. o poeta é racional e contido ao mostrar a sua emoção no poema.
10. Todas as alternativas apresentam características românticas do texto: EXCETO: (Descritor.4)
a. o eu lírico foge da realidade presente para um passado idealizado.
b. o eu poético expressa suas emoções.
c. o autor dissocia (separa) os aspectos formais dos emocionais.
d. a voz poética revela-se saudosista.
e. o autor apresenta elementos da natureza brasileira
11. Marque a alternativa cujos pronomes preenchem convenientemente as lacunas:
- Não cumprimentei o diretor porque não________ vi passar.
- Este livro é para _____ler
- João, depois quero falar _________.
-Os entendimentos entre ______ e ela foram difíceis.
- Estas questões são para _____resolver.
a. O , mim, com você, eu , eu
b. O, eu, consigo, mim eu.
c. O , mim, consigo, mim , mim
d. O , eu, com você, mim , eu
e. O, eu, com você, eu, mim
12. Os pronomes, por sua função de substituir nomes ou expressões, constituem uma classe de palavras fundamental para o estabelecimento das relações de coesão textual e de sentido de um texto. Isso significa que, para compreender um texto, é necessário, entre outras coisas, identificar adequadamente as relações de referências estabelecidas pelo pronome.
Considerando tal fato, leia o trecho a seguir e responda aos itens propostos. (Descritor.17)
É [a imprensa] a via de acesso à divulgação da maioria das inovações [lingüísticas], notadamente a imprensa escrita, jornais e revistas. Isso porque a informação jornalística está ligada à cultura de massa, de intenção comunitária e generalizante. Nela a linguagem rebuscada foi substituída pela simplificação, a serviço de uma maior comunicabilidade.
Nelly Carvalho
a. Do ponto de vista estritamente gramatical, o pronome (n)ela pode se referir a três expressões citadas antes dele. (Identifique-as, entre as destacadas.)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Considerando o sentido geral do trecho, a qual das três expressões referidas no item (a), o pronome (n)ela realmente se refere? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Nos enunciados a seguir, o emprego inadequado de pronomes pessoais gera duplo sentido. Transcreva o pronome responsável pela ambigüidade e explique-a resumidamente. (Descritor.19)
a. Márcia ligou imediatamente para a irmã quando soube que ela havia passado no concurso.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b.Os lutadores se machucaram com as espadas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. Leia esta história humorística. (Descritor. 16)
Adolfo e Berenice foram amantes quase a vida inteira. Fazia mais de trinta anos que estavam amigados. Então os dois de noite assistindo televisão quando em uma cena de novela aparece uma cerimônia de casamento: noiva, padrinhos, marcha nupcial, etc. Emocionada, ela olha para Adolfo e diz:
_Olha, meu amor! Que coisa linda que é o casamento... Puxa vida, bem que a gente podia se casar, né?
_Xiii... Nestas alturas da vida, quem é que vai querer a gente?
Rodolfo Ilari
Identifique na fala de Berenice, o elemento gramatical que possibilita a criação do humor do diálogo. Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Produção textual.
Com base no texto faça uma produção textual em 15 linha Não se esqueça de fazer os parágrafos (mínimo 3) .
Rosa de Hiroshima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas...
Vinícius De Morais
Título: A paz que precisamos está dentro de nós.
Pg.101
Na fala de Calvin no 1° quadrinho e na fala do tigre no ultimo quadrinho, é empregada uma expressão no lugar de um pronome pessoal.
a. Que expressão é essa?________________________________________________________
b. No ultimo quadrinho, que pronome pessoal poderia substituir, na variedade padrão formal, essa expressão?_______________________________________________________________
c. Reescreva as falas de ambas as personagens nesses quadrinhos, substituindo a expressão pelo pronome pessoal adequado, de acordo coma variedade padrão.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Leia a tirinha abaixo: (Descritor. 3)
pg.93
No primeiro quadrinho temos a presença de pronomes:
a. Relativo,
b. Indefinido
c. Demonstrativo
d. Pessoal reto
e. Possessivo
03. Leia este diálogo entre pai e filho adolescente. (Descritor.18)
_Hoje em dia, por causa dessa praga de internet, os jovens não se conhecem mais, nem mesmo se compreendem! É lamentável! – diz o pai.
_Ah... Paizão, não é assim não... Eu por exemplo, me conheço muito bem e me compreendo perfeitamente. – conclui o filho.
Em relação aos pronomes SE e ME presentes nessas falas, identifique a afirmação correta.
a. O pai pretendeu dar ao pronome SE o sentido de reflexividade, significando “a si mesmo”
b. O filho interpreta o pronome SE com sentido de reciprocidade, equivalendo, portanto, à expressão “um ao outro”.
c. Tanto na fala do pai, quanto na do filho, o pronome SE tem valor reflexivo, significando “ a si mesmos”.
d. O pai emprega a forma SE com sentido de reciprocidade; o filho atribui a esse pronome o sentido de reflexividade.
Reciprocidade- Recíproco, tornar recíproco; dar e receber em troca.
Reflexividade- Que se volta sobre si mesmo; reflexivo
e. O pronome SE, tem na fala do pai, o mesmo valor semântico (sentido) que o pronome ME tem na fala do filho.
04. Em : “ Não conheço o escritório ONDE ele trabalha”, o pronome em destaque é. (Descritor.15)
a. relativo b. demonstrativo c. indefinido d. pessoal e. possessivo.
05. Em : (Descritor. 15)
Quantos momentos bonitos
Que o dia a dia nos traz
Quanta alegria e razão para viver
Eu, você, só nós dois, pra que mais?”
Mauricio Duboc e Carlos Coelho
Os pronomes em destaque são respectivamente:
a. Indefinido, relativo, indefinido
b. Relativos, interrogativo, interrogativo
c. Indefinido, interrogativo, relativo
d. Interrogativo, relativo, indefinido
e. Indefinido, interrogativo, interrogativo
06. (U.F.VIÇOSA –MG) – Na frase: “Direitos humanos serão dados a quem cumpre seu dever”. , o termo em destaque é. (Descritor.15)
a. preposição
b. adjetivo
c. conjunção
d. pronome indefinido
e. pronome relativo
7. (Vunesp-SP)
Leia atentamente os versos seguintes.
[...] Eu deixo a vida como deixo o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
_Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro; [...]
Álvares de Azevedo. Lembranças de morrer.
Esses versos de Álvares de Azevedo significam a: (Descritor. 6)
a. revolta diante da morte.
b. aceitação da vida como um longo pesadelo.
c. aceitação da morte como solução.
d. tristeza pelas condições de vida.
e. alegria pela vida longa que teve.
8. (PUC-RS)
Era a virgem do mar! Na escuridão fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!
A estrofe demonstra que mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura. (Descritor. 1)
a. sensual
b. inacessível
c. próxima
d. natural
e. concreta.
9. (ITA-SP) No texto, a estrofe inicial do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu.
Oh! Que saudade que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
Á sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais! [...]
Casimiro de Abreu. As primaveras.
Sobre o poema, não se pode afirmar que. (Descritor. 4 )
a. se trata de um dos poemas mais populares da Literatura Brasileira no Ultrarromantismo.
b. o poeta se vale do texto para manifestar a sua saudade da infância.
c. a linguagem não é erudita , pois se aproxima da simplicidade da fala popular, o que é uma marca da poesia romântica.
d. a memória da infância do poeta está intimamente ligada à natureza brasileira.
e. o poeta é racional e contido ao mostrar a sua emoção no poema.
10. Todas as alternativas apresentam características românticas do texto: EXCETO: (Descritor.4)
a. o eu lírico foge da realidade presente para um passado idealizado.
b. o eu poético expressa suas emoções.
c. o autor dissocia (separa) os aspectos formais dos emocionais.
d. a voz poética revela-se saudosista.
e. o autor apresenta elementos da natureza brasileira
11. Marque a alternativa cujos pronomes preenchem convenientemente as lacunas:
- Não cumprimentei o diretor porque não________ vi passar.
- Este livro é para _____ler
- João, depois quero falar _________.
-Os entendimentos entre ______ e ela foram difíceis.
- Estas questões são para _____resolver.
a. O , mim, com você, eu , eu
b. O, eu, consigo, mim eu.
c. O , mim, consigo, mim , mim
d. O , eu, com você, mim , eu
e. O, eu, com você, eu, mim
12. Os pronomes, por sua função de substituir nomes ou expressões, constituem uma classe de palavras fundamental para o estabelecimento das relações de coesão textual e de sentido de um texto. Isso significa que, para compreender um texto, é necessário, entre outras coisas, identificar adequadamente as relações de referências estabelecidas pelo pronome.
Considerando tal fato, leia o trecho a seguir e responda aos itens propostos. (Descritor.17)
É [a imprensa] a via de acesso à divulgação da maioria das inovações [lingüísticas], notadamente a imprensa escrita, jornais e revistas. Isso porque a informação jornalística está ligada à cultura de massa, de intenção comunitária e generalizante. Nela a linguagem rebuscada foi substituída pela simplificação, a serviço de uma maior comunicabilidade.
Nelly Carvalho
a. Do ponto de vista estritamente gramatical, o pronome (n)ela pode se referir a três expressões citadas antes dele. (Identifique-as, entre as destacadas.)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Considerando o sentido geral do trecho, a qual das três expressões referidas no item (a), o pronome (n)ela realmente se refere? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Nos enunciados a seguir, o emprego inadequado de pronomes pessoais gera duplo sentido. Transcreva o pronome responsável pela ambigüidade e explique-a resumidamente. (Descritor.19)
a. Márcia ligou imediatamente para a irmã quando soube que ela havia passado no concurso.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b.Os lutadores se machucaram com as espadas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. Leia esta história humorística. (Descritor. 16)
Adolfo e Berenice foram amantes quase a vida inteira. Fazia mais de trinta anos que estavam amigados. Então os dois de noite assistindo televisão quando em uma cena de novela aparece uma cerimônia de casamento: noiva, padrinhos, marcha nupcial, etc. Emocionada, ela olha para Adolfo e diz:
_Olha, meu amor! Que coisa linda que é o casamento... Puxa vida, bem que a gente podia se casar, né?
_Xiii... Nestas alturas da vida, quem é que vai querer a gente?
Rodolfo Ilari
Identifique na fala de Berenice, o elemento gramatical que possibilita a criação do humor do diálogo. Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Produção textual.
Com base no texto faça uma produção textual em 15 linha Não se esqueça de fazer os parágrafos (mínimo 3) .
Rosa de Hiroshima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas...
Vinícius De Morais
Título: A paz que precisamos está dentro de nós.
domingo, 15 de maio de 2011
Texto Para Reflexão
Existem pessoas Estrelas e pessoas Cometas.
Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As Estrelas permanecem. Assim como o Sol. Passam anos, milhões de anos, e as Estrelas permanecem.
Há muita gente Cometa. Gente que passa pela nossa vida apenas por instantes.
Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.
Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.
Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz, calor, ser vida.
Amigo é Estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. O coração não quer enamorar-se de Cometas, aqueles que apenas atraem olhares passageiros.
Ser cometa é ser companheiro por instantes, explorar os sentimentos humanos, ser aproveitador das pessoas e das situações.
Solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica, todos passam.
Há necessidade de se criar um mundo de Estrelas.
Para podermos contar com elas, senti-las como luz e calor.
Assim são os amigos, Estrelas na vida da gente. São aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo.
Ser Estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas Cometas, é um desafio.
Mas acima de tudo, uma recompensa. Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente existimos.
E você é estrela ou cometa?
Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As Estrelas permanecem. Assim como o Sol. Passam anos, milhões de anos, e as Estrelas permanecem.
Há muita gente Cometa. Gente que passa pela nossa vida apenas por instantes.
Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.
Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.
Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz, calor, ser vida.
Amigo é Estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. O coração não quer enamorar-se de Cometas, aqueles que apenas atraem olhares passageiros.
Ser cometa é ser companheiro por instantes, explorar os sentimentos humanos, ser aproveitador das pessoas e das situações.
Solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica, todos passam.
Há necessidade de se criar um mundo de Estrelas.
Para podermos contar com elas, senti-las como luz e calor.
Assim são os amigos, Estrelas na vida da gente. São aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo.
Ser Estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas Cometas, é um desafio.
Mas acima de tudo, uma recompensa. Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente existimos.
E você é estrela ou cometa?
quarta-feira, 11 de maio de 2011
O Ultra-Romantismo
A Segunda Geração da Poesia Romântica
"No Brasil, ultra-românticos foram os poetas-estudantes, quase todos falecidos na segunda adolescência, membros de rodas boêmias, dilacerados entre um erotismo lânguido e o sarcasmo obsceno. Os que dobraram a casa dos vinte e cinco acumularam os fracassos profissionais e os rasgos de instabilidade, confirmando a índole desajustada desses 'poetas da dúvida', a que faltam por completo a afirmatividade dos românticos indianistas e a combatividade dos condoreiros."
(José Guilherme Merquior)
No plano literário, essa geração caracterizava-se pelo espírito do mal-do-século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como bebida e o vicio.
Características:
Subjetivismo, egocentrismo, sentimentalismo, sondagem interior (psicológico)
Representantes:
Álvares de Azevedo, principal representante na poesia, morreu antes de completar 21 anos. Principal obra: Lira dos vinte anos
Temática: medo de amar
Casimiro de Abreu, um dos mais populares poetas brasileiros.
Obra: AS PRIMAVERA, escreveu a maior parte de seus poemas em Portugal.
Temática: infância, pátria, a saudade, solidão, a natureza e o amor.
Fagundes Varela
Parte de sua obra poética mostra atitudes comuns ao grupo ultra-romântico, como pessimismo, a solidão e a morte.
Obras: Inspiração do claustro e Contradição poética.
Atividade
1.Com base no cap.10 pg.76.
O Ultra-romantismo foi uma forma diferente dos jovens resolverem seus problemas e expressarem suas opiniões. Atualmente como a juventude tem mostrado suas diferentes formas de expressão?
2. Caracterize a obra de Álvares de Azevedo.
3. Quais os principais representantes da 2ª fase do romantismo no Brasil e sua principal obra?
4. Com base na poesia “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu (pg.82), faça uma poesia tendo como temática a sua infância.
"No Brasil, ultra-românticos foram os poetas-estudantes, quase todos falecidos na segunda adolescência, membros de rodas boêmias, dilacerados entre um erotismo lânguido e o sarcasmo obsceno. Os que dobraram a casa dos vinte e cinco acumularam os fracassos profissionais e os rasgos de instabilidade, confirmando a índole desajustada desses 'poetas da dúvida', a que faltam por completo a afirmatividade dos românticos indianistas e a combatividade dos condoreiros."
(José Guilherme Merquior)
No plano literário, essa geração caracterizava-se pelo espírito do mal-do-século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como bebida e o vicio.
Características:
Subjetivismo, egocentrismo, sentimentalismo, sondagem interior (psicológico)
Representantes:
Álvares de Azevedo, principal representante na poesia, morreu antes de completar 21 anos. Principal obra: Lira dos vinte anos
Temática: medo de amar
Casimiro de Abreu, um dos mais populares poetas brasileiros.
Obra: AS PRIMAVERA, escreveu a maior parte de seus poemas em Portugal.
Temática: infância, pátria, a saudade, solidão, a natureza e o amor.
Fagundes Varela
Parte de sua obra poética mostra atitudes comuns ao grupo ultra-romântico, como pessimismo, a solidão e a morte.
Obras: Inspiração do claustro e Contradição poética.
Atividade
1.Com base no cap.10 pg.76.
O Ultra-romantismo foi uma forma diferente dos jovens resolverem seus problemas e expressarem suas opiniões. Atualmente como a juventude tem mostrado suas diferentes formas de expressão?
2. Caracterize a obra de Álvares de Azevedo.
3. Quais os principais representantes da 2ª fase do romantismo no Brasil e sua principal obra?
4. Com base na poesia “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu (pg.82), faça uma poesia tendo como temática a sua infância.
domingo, 17 de abril de 2011
Turma : Turismo
Trabalhando o Romantismo cap.5, para as questões 1,2 e 3
ATENÇÃO: RESPONDE EM UMA FOLHA PARA ENTREGAR.
SOMENTE UMA PESSOA DA DUPLA ENTREGARÁ.
1. O Romantismo surgiu em Portugal após a revolução de 1820 que levou os liberais portugueses ao poder. Quem foram os principais participantes dessa revolução?
E o que defendiam?
2. O que favoreceu o surgimento de obras inovadoras no romantismo Português?
Cite autores importantes desse período e a obra inicial.
3. Sobre Almeida Garrett, cite:
a) as principais características de sua obra.
b) suas principais obras na poesia, no teatro e na prosa.
4. Em relação à Canção do Exílio faça um relatório, apresentando sua importância, etc, com base nas pg. 13 e 14 ( Texto em 12 a 15 linhas).
5. Cite as características do Romantismo.
ATENÇÃO: RESPONDE EM UMA FOLHA PARA ENTREGAR.
SOMENTE UMA PESSOA DA DUPLA ENTREGARÁ.
1. O Romantismo surgiu em Portugal após a revolução de 1820 que levou os liberais portugueses ao poder. Quem foram os principais participantes dessa revolução?
E o que defendiam?
2. O que favoreceu o surgimento de obras inovadoras no romantismo Português?
Cite autores importantes desse período e a obra inicial.
3. Sobre Almeida Garrett, cite:
a) as principais características de sua obra.
b) suas principais obras na poesia, no teatro e na prosa.
4. Em relação à Canção do Exílio faça um relatório, apresentando sua importância, etc, com base nas pg. 13 e 14 ( Texto em 12 a 15 linhas).
5. Cite as características do Romantismo.
Assinar:
Postagens (Atom)