Produção Textual - ENEM

Produção Textual - ENEM

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fábulas

O lobo e o cordeiro - Jean de La Fontaine ( Tradução de Luciano Vieira Machado).

Numa tarde, num límpido regato,
um cordeiro, sereno, tomava água.
Eis que surge um lobo faminto:
-Como ousas sujar minha água?
-diz o lobo fingindo estar magoado
- Logo vai uma punição receber por ter desafiado o perigo.
O cordeiro responde:
-Senhor, não se zangue: não vê que estou a vinte passos abaixo de ti e, portanto, seria impossível macular a sua água?
- Tu a sujas; além disso, estou informado que falaste de mim no ano que passou -diz o bicho feroz.
- Como posso ter ofendido se ainda minha mãe mão havia dado a luz, e ainda bebo o leito materno?
- Ora, ora, se não foste tu, com certeza foi teu irmão.
- Não tenho irmão.
- Então foi alguns dos teus: nunca me deixais em paz, tu teus pastores e cães; se faz a vingança necessária.
E no fundo da floresta com todo o sossego lobo devorava o cordeiro sem outra formalidade

Moral: A razão do mais forte vai sempre vencer


Leitura da fábula “O lobo e o cordeiro”

A razão do mais forte é a que vence no final
(nem sempre o Bem derrota o Mal).
Um cordeiro a sede matava
nas águas limpas de um regato.
Eis que se avista um lobo que por lá passava
em forçado jejum, aventureiro inato,
e lhe diz irritado: - "Que ousadia
a tua, de turvar, em pleno dia,
a água que bebo! Hei de castigar-te!"
- "Majestade, permiti-me um aparte" -
diz o cordeiro. - "Vede
que estou matando a sede
água a jusante,
bem uns vinte passos adiante
de onde vos encontrais. Assim, por conseguinte,
para mim seria impossível
cometer tão grosseiro acinte."
- "Mas turvas, e ainda mais horrível
foi que falaste mal de mim no ano passado.
- "Mas como poderia" - pergunta assustado
o cordeiro -, "se eu não era nascido?"
- "Ah, não? Então deve ter sido
teu irmão." - "Peço-vos perdão
mais uma vez, mas deve ser engano,
pois eu não tenho mano."
- "Então, algum parente: teus tios, teus pais. . .
Cordeiros, cães, pastores, vós não me poupais;
por isso, hei de vingar-me" - e o leva até o recesso
da mata, onde o esquarteja e come sem processo.

La Fontaine. Fábulas, 1992.

Trabalhando a estrutura do texto - Responda em seu caderno.
a) Enumere, pelos menos, três adjetivos definidores do caráter do lobo e do cordeiro.

b) O encontro do lobo e do cordeiro acontece “nas águas limpas de um regato”. É possível determinar a localização exata do cenário onde se passa a ação? Justifique sua resposta.

c) No verso “foi que falaste mal de mim no ano passado”, a expressão grifada permite situar a ação no tempo? Explique sua resposta.

d) O que nos permite afirmar que o lobo e o cordeiro eram velhos conhecidos?

e) Enumere os argumentos usados pelo lobo para justificar o castigo imposto ao cordeiro.

f) A fábula apresenta um ensinamento ao leitor. Que ensinamento é este e quem o transmite?

g) Por que o segundo verso – (nem sempre o Bem derrota o Mal) - está colocado entre parênteses? O que significa a expressão “nem sempre”?

h) Complete a frase, explicando-a com as suas palavras:
A razão do mais forte é a que vence no final, pois _____________________________________

2. No jogo de argumentos e contra-argumentos, qual dos dois tinha razão; o lobo ou o cordeiro?
3.Foi mesmo por vigança que o lobo devorou o cordeiro? Justifique sua resposta.
4. A moral é coerente com a fábula?por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário