Produção Textual - ENEM

Produção Textual - ENEM

quinta-feira, 18 de junho de 2015

A Segunda Geração do Modernismo


 O Romance de 30

De todos os nomes para essa época, o melhor parece ser o do título deste artigo. Por quê? Porque os romances de Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Lins do Rego, Érico Verissimo, Graciliano Ramos e outros escritores criaram um estilo novo, completamente moderno, totalmente liberto da linguagem tradicional, nos quais puderam incorporar a real linguagem regional, as gírias locais.



Faça um comentário sobre as temáticas abordadas nesse período.

educacao.uol.com.br/.../modernismo-no-brasil---a-2-geracao-o-romance..

 http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/modernismo-no-brasil---a-2-geracao-o-romance-de-30.htm

19 comentários:

  1. Esse período literário foi marcado por escritores que falavam sobre a miséria, a ignorância, a opressão nas relações de trabalho. As criticas sócias presentes nas obras remetem a problemas enfrentados pela população brasileira. A segunda fase do modernismo data seu inicio em 1930, anos em que o Brasil enfrenta problemas como a crise do café e do açúcar ou seja o setor a agrário, anos de opressão do governo vargas. Estes escritores ficaram marcados na historia e na cultura brasileira por trazer obras sobre temas como o cangaço, o fanatismo religioso, o coronelismo, a luta pela terra, a crise dos engenhos. notamos então que tal período literário tem grande importância para nossa cultura e que devemos sempre valorizar seus maiores autores e suas memoráveis obras.
    Luís Pedro e Pedro Henrique.

    ResponderExcluir
  2. Esses romances foram fundamentais para o amadurecimento da consciência crítica e social do leitor brasileiro. Com eles, encontramos formas de compreensão do homem em várias faixas da sociedade brasileira e do determinismo que o persegue em situações adversas. Geovana Lucas

    ResponderExcluir
  3. A literatura quase sempre privilegia o romance quando quer retratar a realidade, e isso é bastante importante, para que possamos abranger e entender o que o relato quer nos mostrar, acho que por isso eles tentaram ao máximo inovar e incorporar o modernismo para a geração atual!
    Paloma Barros :*

    ResponderExcluir
  4. Rachel de Queiroz representa o romance de 30 de maneira completa, seja na linguagem, em que é usada a culta com traços de regionalismo, ou até mesmo na crítica social que é percebida em sua obra mais famosa, O Quinze.
    Jorge Amado, com um toque amaneirado de costumes provincianos, tentava por meio de romances atrativos e com temáticas populares, criticar certas situações sociais. Foi um dos maiores escritores e representantes do romance de 30.
    José Lins Rego, em suas obras, expressa a decadência da estrutura social e econômica dos latifúndios e engenhos da zona açucareira da Paraíba e de Pernambuco, bem como o início da modernização, com a chegada das usinas.

    Márcio e Taylana(Amor para sempre) 3° Ano contabilidade

    ResponderExcluir
  5. muito interessante, aqui podemos aprender com uma facilidade muito grande a respeito dos escritores da segunda fase do modernismo como Rachel de Queiroz e José Lins do Rego, que são os que se destacam nesse meio. muito bom.
    aluno: Israel de Sousa Santos-16

    ResponderExcluir
  6. O romance de 30 é a melhor fase, pois nela encontramos gírias que fazem com que jovens se identifiquem, alem de ser um novo mundo literário. Nesse período temos vários autores, entre eles: Raquel de Queiroz, que tanto na crônica ou no romance, sempre teve uma agudeza da observação psicológica e a perspectiva social; José de Lins do Rego, suas obras se caracterizam como ciclo, pois grande parte acompanha o nome ciclo; Graciliano Ramos, conhecido como o mestre, com toda certeza ele marca com mestria e perfeição esse período; Érico Veríssimo, suas obras se caracterizam pela autenticidade e inovação; Dyonélio Machado, lançou seu primeiro livro em 1927, mas só em 1935 que ficou conhecido com o romance ''Os ratos''; Jorge Amado, surpreendeu a crítica e o público sua aguçada cŕitca politica, pois alem de ser autor de grandes obras ainda teve tempo para se envolver na politica, deixando assim sua marca em muitos lugares.
    Ana Mainara Silva Alves N° 02
    Contabilidade 3° ano

    ResponderExcluir
  7. Anna Carla, Nº 03, Contabilidade 3º.

    José Lins do Rego: A estrutura social e econômica dos latifúndios e engenhos da zona açucareira de Paraíba e de Pernambuco.
    Jorge Amado: Comprometido com ideias socialistas, participou da Aliança Nacional Libertadora, movimento de frente popular.
    Rachel de Queiroz: Além de atuar como professora primária, começou a colaborar no jornal O Ceará, com poemas e crônicas.

    ResponderExcluir
  8. O romance de 30 teve grande importância na literatura brasileira e mundial , pois temos como exemplo Jorge Amado que teve seus livros publicados em outras línguas , os escritores narravam suas obras semelhante à realidade. Eles abordavam temas relacionados a seca , o cangaço, a disputa entre outros. Então todos os escritores que participaram da década de 30 tiveram sua marca registrada por suas obras , onde atualmente ainda são lembradas por suas histórias inovadoras, sociais e culturais, sem ligar para as críticas que lhe eram lançadas. Sempre com belíssimas histórias e obras ricas em vocabulário e conteúdos, assim foi o período do romance de 30.
    Dupla: Mariana Cíntia N° 26 ;
    Shirley de Lemos N° 32.
    Turma: Contabilidade 3°.

    ResponderExcluir
  9. Rachel de Queiroz é enxuta e dinâmica usava as técnicas do discurso direto, que associava sua forma de narrar á tradição novelistica popular seus romances revelam preocupação social.
    Jorge Amado suas obras apresentam preocupação social, denunciando a miséria e a opressão do trabalhador rural e das classes populares.
    José Lins do Rego numa linguagem fluida, solta, popular, o escritor capta a vida nordestina por dentro e registra-a num momento em que se operava no nordeste transformação de ordem social e econômica
    Graciliano Ramos alcançou raro equilíbrio ao reunir análise sociológica e psicológica, retrata o universo do sertanejo nordestino, suas personagens, em vez de traduzir experiencias isoladas, revelam uma condição coletiva a do homem explorado socialmente ou brutalizado pelo meio.
    Aluna: Maria Laisa

    ResponderExcluir
  10. Sabemos que a literatura quase sempre privilegia o romance quando quer retratar a realidade vivenciada. Assim, podemos perceber que essa realidade é repassada de muitas formas e por varias pessoas, e destacamos que vários autores conseguiram expressar suas experiencias através de suas obras. Podemos destacar alguns modernistas daquela eṕoca, e que repercutiu em várias gerações: Rachel de Queiroz com “O Quinze e João Miguel”, José Lins do Rego: “Menino de Engenho”, Graciliano Ramos: “Caetés”, Jorge Amado: “Cacau”, e Érico Veríssimo: “Clarissa”. Entretanto, podemos ver a importância desses autores para nossa realidade.
    *Educandos: Kamylla Teixeira e Hermeson Oliveira, Redes de computadores 3 ano C.

    ResponderExcluir
  11. O modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica, a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país.
    Apesar da força do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.

    David Parente (32) Carlos Wesley (07)

    ResponderExcluir
  12. O modernismo brasileiro é um movimento internacionalista, já que os artistas buscam referências técnicas nos grandes centros metropolitanos europeus. Igualmente, porém, é nacionalista, pois a temática proposta é a realidade brasileira
    Operários, Tarsila do Amaral.é central à literatura modernista dessa geração a proposição de uma estética poética que transgrida, em forma e conteúdo, os limites das, até então, escolas tradicionais.a primeira geração de escritores modernistas corresponde fundamentalmente ao grupo protagonista desses eventos. Foi meta privilegiada sua a elaboração e execução de um projeto estético de arte brasileira.Há de se considerar, nessa primeira geração, um claro predomínio da poesia sobre a prosa, em volume de produção. Contudo, dos principais autores, embora outros a tenham produzido com menor destaque, destacamos a prosa Mário de Andrade e Alcântara Machado.

    *LARISSA GONÇALVES

    ResponderExcluir
  13. - Lucas Oliveira Rodrigues, Nº 18
    - Redes de Computadores
    Em relação as temáticas abordadas entre os escritores, os mesmos queriam retratar a vida como realmente era, optando assim para a prosa regionalista nordestina, onde vai mostrar os problemas sociais que são decorrentes daquela região, que é o caso da seca (Temática de Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos), também de outras temáticas, como o Engenho do Açúcar (José Lins do Rego), e a temática relacionada a Bahia de Jorge Amado.

    ResponderExcluir
  14. A data de 1930 é importante por que foi marcada por trazer novos rumos à prosa brasileira (romance regionalista). Assim os escritores que se destacam nessa época trouxeram grandes obras que fizeram sucesso e ainda fazem. Os romancistas procuram enfatizar as questões sociais e ideológicas, como por exemplo o livro "O QUINZE" de Rachel de Queiroz, que mostrou a seca do nordeste brasileiro, a triste realidade do povo. Esta nova literatura escrita em prosa é extremamente vigorosa e crítica.

    Alunos: Gislene silva e Igor Ricardo da turma Redes de computadores 3°ano.

    Parabéns pelo ótimo site. beijos.

    ResponderExcluir
  15. Hudson e Vitor : Todos os autores abordados geraram suas obras mostrando muitas vezes acontecimentos do dia dia, contando fatos da realidade e por isso que muitos se destacaram não somente em nosso país, mais com em outros países, dentre esses autores podemos citar como: Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Lins do Rego e Érico Verissimo . Esses autores fizeram obras maravilhosas como : O Quinze, Gabriela dentre outras obras.

    ResponderExcluir
  16. Alunas: Beatriz Seabra e Daiane Rodrigues
    A segunda fase da geração modernista foi um período rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa, que ocorreu entre 1930
    á 1945, mesmo período em que reflete um conturbado momento histórico: no plano internacional, vive-se a depressão econômica, o avanço do nazifascismo e a II Guerra Mundial; no plano interno, Getúlio Vargas ascende ao poder e se consolida como ditador, no Estado Novo.
    A poesia nessa fase modernista representava amadurecimento e solidificação, onde havia mistura do verso livre com formas tradicionais de compor poemas e também a mistura da temática cotidiana com temática histórico-social fazendo assim com que ocorresse a revalorização da poesia simbolista.
    Tiveram vários escritores que marcaram esse período tanto na prosa quanto na poesia.
    Na prosa: Graciliano Ramos, Rachel de Queiros, Jorge Amado, José Lins do Rego, Érico Veríssimo e Dionélio Machado
    Na poesia: Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Cecília Meireles e Vinícius de Morais.
    e Dionélio Machado

    ResponderExcluir
  17. O modernismos teve marco simbólico em 1922 a semana de arte moderna realizada em São Paulo devido ao Centenário da Independência. Assim, podemos destacar que esse período foi de suma importância para alguns altores, e através deles, conseguirmos entender de fato como foi aquele período. Destacamos alguns altores e com eles algumas obras famosas que retratam temas e fatos do cotidiano.
    educando: Hálisson Alves Santos

    ResponderExcluir
  18. mickaely, michele - redes 3° ano19 de junho de 2015 às 12:32

    sabemos que com esses escritores influenciaram muito no mundo da leitura e escrita, pois cada modo que existe nesses literários ao escrever um livro tem a cada um de se expressa um sentimento escondido que ao escrever acaba fazendo que o mundo saiba e, assim todos pensem e reflitam sobre cada historia escrita.

    ResponderExcluir
  19. - Natália Prado e Alison Martins:
    A Segunda Geração do Modernismo foi marcada pela década de 1930 que consolidou a renovação do romance no Brasil, trazendo à tona temas "polêmicos" ligados a questões sociais, tais como os resquícios de escravidão, o coronelismo, a desigualdade social, a vida cruel dos retirantes, entre outros. Suas principais características são a consciência do subdesenvolvimento, neorrealismo, radicalização ideológica, predomínio da narrativa regional, denúncia social e romance psicológico.

    ResponderExcluir