terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os descritores para o SPAECE

DESCRITORES DO SPAECE PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

TEMA: Quanto à informação do texto verbal e / ou não verbal.

D1. Localizar informação explícita.
D2. Inferir informação em texto verbal.
D3. Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D4. Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
D5. Identificar o tema ou assunto de um texto.
D6. Distinguir fato de opinião relativa ao fato.
D7. Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.
D8.Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto.

TEMA: Quanto aos gêneros associados às sequências discursivas básicas.

D9. Reconhecer o gênero discursivo.
D10. Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros.
D11. Reconhcer os elementos que compõem uma narrativa.

TEMA: Quanto às relações entre textos.

D12. Identificar semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos.
D13. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema.

TEMA: Quanto às relações de coesão e coerência.

D14. Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.
D15.
D16.
D17. Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D18.

TEMA: Quanto aos recursos expressivos no texto.

D19. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.
D20. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D21. Reconhecer o efeito decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
D22. Reconhecer efeitos de humor e ironia.

TEMA: Quanto aos aspectos sociais da linguagem.

D23. Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ ou interlocutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário