Produção Textual - ENEM

Produção Textual - ENEM

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Produção textual.

Ceará tem 65% de chance de entrar no 5º ano de seca, aponta Funceme

A possibilidade das precipitações deste ano estarem na média considerada normal é de 25%, e a chance de o ano ser chuvoso é de apenas 10%

O Ceará tem 65% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016. O prognóstico, divulgado na manhã desta quarta-feira, 20, é ainda pior que o do início de 2015. A possibilidade das precipitações deste ano estarem na média considerada normal é de 25%, e a chance de o ano ser chuvoso é de apenas 10%. A análise revela uma grande chance de o Estado entrar no quinto ano consecutivo de estiagem, reforçando a gravidade do panorama da seca no Ceará.

Segundo a Funceme, um padrão de anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica condição de El Niño de forte intensidade no trimestre de fevereiro a abril de 2016. Além disso, contribuem para o fenômeno os padrões dos ventos em baixo níveis, da precipitação em várias áreas do globo e da circulação geral da atmosfera.

Estiagem mais longa
A permanência da seca pode trazer a estiagem mais longa do Estado em 32 anos. O último período com cinco anos de chuvas abaixo da média histórica foi entre 1979 e 1983. No ano de 1982, o fenômeno El Niño também provocou um aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico, dificultando a formação de nuvens de chuva no Ceará. Após atingir o pico máximo, o declínio do fenômeno foi lento naquele ano e estendeu a estiagem até 1983.
A tendência é que o mesmo aconteça agora. O pico do El Niño foi registrado em dezembro de 2015, e não se sabe como ele vai se comportar em 2016. Conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o processo de resfriamento de um grande reservatório, como o Oceano Pacífico, é naturalmente lento.Mas houve um ano em que o El Niño recuou rapidamente: em 1972. Mesmo que se repita um rápido resfriamento do Pacífico, a Funceme continua apontando as chuvas abaixo da média como categoria mais provável.
 http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2016/01/20/noticiafortaleza,


Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: A SECA NO NORDESTE: PROBLEMA SOCIAL OU NATURAL?
Apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário