Produção Textual - ENEM

Produção Textual - ENEM

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Pré-Modernismo - 3ºAno



Chamamos de Pré-Modernismo a essa fase de transição literária entre as escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas.
  • Ruptura com o academicismo
  • Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana
  • Linguagem coloquial, simples
  • Exposição da realidade social brasileira
  • Regionalismo e nacionalismo
  • Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato
  • Temas: fatos históricos, políticos, econômicos e sociais
Autores Brasileiros Pré-Modernistas
Nesse momento, os escritores assumem uma posição mais crítica em relação à sociedade e aos modelos literários anteriores.

Com base nas leituras realizadas, e nos conhecimentos adquiridos, faça um texto dissertativo relacionando as características  citadas  acima com o momento literário em destaque.



9 comentários:

  1. Dupla : Rita e Nayra
    Tema : Exposição da realidade social brasileira e Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana.

    O Pré Mordernismo foi um movimento de grande importância para a historia da arte e literatura brasileira, foi um marco onde grandes artitas brasileiros como Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos, entre muitos outros, com sua arte e coragem romperam com laços que à muito tempo se encontravam enraizados na cultura brasileira. Este movimento foi de grande importância para trazer à tona uma nova cultura, que buscava ressaltar uma realidade esquecida e que presiva de uma devida atenção de todos. E graças a essa atitude nossa cultura se tornou o que é hoje.

    ResponderExcluir
  2. Dupla: Eguiberto Júnior e Gabriele Araújo

    O pre-modernismo situa-se no periodo da consolidaçao da republica, que mesmo possuindo um novo regime as desigualdades continuaram e nesse momento, os escritores assumem uma posição mais crítica em relação à sociedade e aos modelos literários anteriores.Como podemos citar o escritor Lima Barreto onde sua literatura é de denúncia a estas desigualdades sociais e preconceitos, aonde retrata aspectos mais populares da sociedade e de construção de um projeto de país fantasmagorico, como bem retrata na obra O triste fim de Policarpo Quaresma.

    ResponderExcluir
  3. Dupla: Juliana Alves e Lara Silva
    Um dos principais momentos da literatura é a transição do simbolismo e o modernismo que marcou o inicio do pré-modernismo durante a década de 1910 e 1920, esse movimento literário trouxe em sua bagagem várias caracteristicas importante para a época como a marginalidade dos personagens que pode ser observado nos textos de Monteiro Lombato onde temos o personagem Jeca Tatu representando um Brasil de pessoas ignorante, pobres, atrasadas sem pespectivas de futuro onde o autor procurou crítica o futuro das mesmas, além de mostrar os vilareijos decadentes do Vale de Parnaíba. Olhando as obras de Euclides da Cunha encontramos no livro Os Sertões fatos históricos como a Guerra de Canudos, onde o autor depois de presenciar a guerra resolveu narra-lá a sua própria maneira procurando ser verdadeiro a qualquer custo, para isso foi necessário críticar o governo da época,e ainda críticar a vida dos sertanejos mostrando uma realidade triste, um sertão desgastado, mas, para Euclides o pobre sertanejo era a vitima da situação. Esse movimento pode ser conciderado um divisor de águas, pois foi os autores que mostraram para a sociedade a realidade de muitos pobres coitados que viviam escondidos em suas vidas pacatas.

    ResponderExcluir
  4. Pré-modernismo


    Equipe: Gabriel Dário; Danilo Pires; Edilson Miranda

    Foi um periodo de transição entre o simbolismo e o modernismo e atraveś de seus escritores: Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Lima Barreto, Graça Aranha e o poeta Augusto dos Santos, investigaram e questionaram a realidade brasileira.
    Uma das características era a busca por temas históricos, políticos e sociais observados nas obras do autor Euclides da Cunha, mais especificamente na sua principal obra Os Sertões, que retrata os conflitos ocorridos no sertçao da Bahia na chamada Guerra de Canudos. Nessa obra Euclides busca mostrar o que de fato aconteceu na guerra que, segundo ele, ocorreu devido o isolamanto político e econômico do sertão.
    Outra característica foi a busca por linguagens simples e coloquial onde se procurava atingir a todos os públicos tendo as vezes que fugir das normas gramaticais afim de “escrever brasileiro”, com simplicidade.

    ResponderExcluir
  5. O pré-mordenismo

    Foi um movimento literario,uma vez que conta com muitas producoes artisticas e literaria com caracteristicas neorrealistas,neo-parnasianas e neossimbolistas. Entre as principais caracteristicas deste movimento, estao a ruptura com o academicismo, com o passsado e a linguagem parnasiana, o uso de linguagem coloquial, a exposicao da realidade social brasileira, regionalismo e nacionalismo, marginalidade das personagens.
    tambem foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo e foi caracterizado pelas produções desde início do século até a Semana de Arte Moderna. Nesse momento, os escritores assumem uma posição mais crítica em relação à sociedade e aos modelos literários anteriores. Por isso, muitos escritores pré modernos rompem com a linguagem formal do arcadismo e, além disso, exploram temas históricos, políticos e econômicos, visto que o Brasil passava por momentos como a República do café com leite e inúmeras revoltas (Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Revolta da Armada, Revolta de Canudos). Os Pré Modernistas que se destacaram na prosa foram: Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Lima Barreto.

    Aluna: Lara Ravena

    ResponderExcluir
  6. Dupla: matheus de sousa pires. N°(28). Italo Muniz ferreira. N°(13).
    Turma: Contabilidade. 3°Ano.

    Ao falarmos sobre o pré-modernismo, entendemos que foi um momento de transição, na qual, retratava, do Regionalismo e Nacionalismo, pelo fato de, como era feita a abordagem de temas ligados a fatos e a acontecimentos, ocorridos em algumas regiões, fortalecendo assim o Regionalismo.
    Segundo o que estudamos, o pré-modernismo, com a pessoa de Euclides da cunha, que teve como principal obra Os Sertões ( onde eram abordados temas deterministas, onde o meio determina o homem.). A obra os sertões apresenta três partes, sendo elas: a terra, o homem e a luta.
    A inteçao dos autores dessa obra, era apresentar uma linguague simplis e coloquial, rompendo assim, o modo de escrita parnarsiano, onde não se priorizava, o entendimento do texto e sim a sua estética.

    ResponderExcluir
  7. Dupla: Iago Monteiro e Ingrid Teixeira

    A partir dessa época, os escritores acabam que mudando as idéias anteriormente impostas pelos antigos literários, repaginando assim os modelos e tomando posições diferenciadas e mais críticas com relação a literatura. Com isso, houve uma ruptura das linguagens utilizadas no arcadismo. Na época o Brasil passava pela República do Café com Leite e diversas revoltas (Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Revolta da Armada, Revolta de Canudos), com base nisso, deram ênfase à aspectos econômicos, políticos e históricos.
    Tais mudanças implicaram em uma revolução na escrita, o que era essencialmente formal, tornou-se coloquial e bem menos complexo. Tal revolucão foi bastante influenciada pelo novo foco no regiolalismo e nacionalismo, onde podemos, por muitas vezes, notar referências das linguagens utilizadas comumente nos estados em questão. Um autor exprime muito bem essa atuação de culturas regionalistas, em O Sertão, Euclides Cunha apresenta de modo preponderante tais ideais, tomando foco em figuras de extrema relevância nesse contexto. A sua obra é dividida em três partes: A Terra, o Homem e A Luta, onde é muito bem retratado as circunstâncias citadas anteriormente.
    Não apenas Euclides Cunha, mas todos os outros diversos escritores pré-modernistas, apresentam esse arquétipo fundamentado na realidade do país, seja em fatos históricos, políticos, econômicos ou sociais.

    ResponderExcluir
  8. No inicio do século xx, aleitura brasileira passou por uma fase de transição, em que confluem elementos do parnsianismo do simbolismo e do impressioniso, herdeiro do realismo.
    O pré modernismo em seu decorrer de seu tempo passou a ter diversa carcteristicas, tais como: Ruptura com o academicismo, Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana, Linguagem coloquial, simples Exposição da realidade social brasileira, Regionalismo e nacionalismo Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato Temas: fatos históricos, políticos, econômicos e sociais.
    Denomina-se pré modernista aquele que nas primeiras decadas do século xx revelaram novo enfoque da nossa realidade cultural. Porém o pré-modernismo era inrreconhecivel por ter poucos autores.

    ResponderExcluir
  9. O pré-modernismo trouxe várias mudanças para a literatura brasileira , nós vamos discorrer aqui sobre algumas dessas mudanças, e autores que tiveram influêcia dessas caracteristicas. Ruptura com o academicismo foi uma dessas caracteristicas, onde o modo de escrita sofreu mudanças, que diferia das marcas do passado, academicismo.
    Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana, assim como a ruptura com o academicismo, foram as mudanças que iriam diferenciar esses periodos, no parnasianismo, o que era escrito, tinha a finalidade de agradar o total mais conservador, enquanto no pré-modernismo tinha uma linguagem mais inovadora, mostrando a realidade do Brasil, e uso de uma linguagem não poética, um autor que usou esse tipo de linguagem foi Augusto dos Anjos.
    Regionalismo e nacionalismo trouxeram linguagens e temas referentes ao país e a estados que antes não tinham muito foco, no Norte e Nordeste, Euclides da Cunha que tratou de escrever sobre os mesmos; o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito do Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto;
    Outras caracteristicas que não vamos discorrer sobre elas, são a marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato e temas como: fatos históricos, políticos, econômicos e sociais.
    Hellen Teixeira e Victória Costa - 3º C

    ResponderExcluir